O estudo envolveu 112 pessoas saudáveis com idades entre 59 e 86 anos, que foram divididas em dois grupos. O primeiro passou 25 semanas praticando 20 movimentos simples de tai chi chih (uma versão ocidental da técnica chinesa), enquanto o outro participava de aulas sobre saúde, incluindo assuntos como hábitos de sono, alimentação e controle do estresse.
No início do estudo, 58% dos participantes apresentavam dificuldades para dormir em algumas noites todas as semanas. Mas, após o período de 25 semanas, o grupo do tai chi apresentou melhora significativa na qualidade e na duração do sono, comparados com o outro grupo. Além disso, a técnica foi associada a melhoras na sonolência diurna e na dificuldade de concentração.
Os autores destacaram que 85% das pessoas com distúrbios do sono seguem sem tratamento, e aqueles que são tratados com medicamentos sofrem com os efeitos adversos. Além disso, a prática de exercícios, reconhecida forma de melhorar a qualidade do sono, pode ser uma barreira para as pessoas mais velhas com limitações físicas.
Segundo especialistas, por ser uma atividade com movimentos leves e lentos, sem efeitos adversos, o tai chi pode ser uma opção atrativa de prática de atividade física para os idosos, oferecendo também benefícios para o sono.
Fonte: Sleep 2008.
http://saudeverdelimao.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário